O uso da ferramenta SIPOC é um meio que vai auxiliar na melhoria de desempenho oferecendo diversos benefícios para o seu negócio. Sua empresa está precisando melhorar os processos e torná-los mais ágeis e eficientes em diversos setores? Então você precisa ler esse artigo!
O que é a ferramenta SIPOC?
SIPOC é um método de mapear processos, para melhorá-los e mensurá-los que determina as causas que impactam na realização de um trabalho. É um método muito utilizado por organizações em crescimento para otimizar suas ações. A ferramenta busca compreender as partes principais de um processo, para melhor gerenciá-lo.
A sigla, em inglês, SIPOC é formada por cinco partes que são utilizadas dentro da ferramenta:
-
Suppliers (fornecedores): Todos que fornecem os materiais para o processo.
-
Inputs (entradas): Especificação dos materiais fornecidos que entram no processo de transformação.
-
Process (processos): Identificação das etapas de um processo, fluxo das tarefas sendo colocadas em prática.
-
Outputs (saídas): Está diretamente relacionado a entregas e resultados, tudo aquilo que um cliente espera receber. Isso torna possível entender como determinada etapa impacta no produto final.
-
Customer (clientes): Podem ser pessoas, profissionais, órgãos de fiscalização, departamentos, são aqueles para quem serão entregues os resultados do processo mapeado.
Além das cinco letras da sigla SIPOC, no interior dos processos é necessário definir o início do processo, o seu término e as etapas ao longo da execução.
Funcionalidade da ferramenta
Para solucionar um problema, é de extrema importância fazer o uso correto de uma ferramenta, analisando todos os componentes de um processo, para aumentar as chances de melhorias nos resultados esperados.
Dessa forma, a ferramenta SIPOC tem a função de lidar com o fluxo de materiais e insumos presentes no decorrer de uma cadeia produtiva, exemplificando todos os pontos relevantes. É uma metodologia simples que analisa tudo de relevante dentro de uma organização.
Aplicação da metodologia SIPOC
Agora, após o entendimento da ferramenta e a sua funcionalidade, vamos entender como é simples e fácil aplicar a metodologia em seu negócio.
1º passo: Determine o nome e os objetivos do processo
É necessário definir o processo que está sendo trabalhado, os objetivos e finalidades. Após isso, é preciso nomeá-lo usando um verbo no infinitivo e um complemento claro.
Também é o momento de determinar a etapa inicial e final do processo.
2º passo: Defina as macroetapas do processo
Aqui as principais atividades do processo assim como a ordem de execução, devem ser determinadas. É realizado de maneira simplificada o mapeamento para todos da equipe terem noção do todo.
3º passo: Defina as saídas e entradas do processo
Tudo de necessário para iniciar o processo, são as entradas. Os resultados e produtos obtidos, após sofrerem modificação, são as saídas.
4º passo: Determinar os fornecedores do processo.
Como dito anteriormente, os fornecedores são as pessoas ou outros processos que entregam as entradas. Desse modo, haverá um fornecedor para cada etapa.
5º passo: Especificar o cliente do processo
Os clientes são aquelas pessoas que serão beneficiadas e receberão o produto final do processo.
A HIDROS CONSULTORIA PODE TE AJUDAR!
Como vocês podem ver, a aplicação da ferramenta SIPOC dentro de uma empresa não é complicada. Além disso, processos são de extrema importância para empresas que buscam o crescimento e querem se manter no mercado. Por isso, gerenciá-los se torna indispensável e nós da Hidros consultoria podemos ajudá-lo.
Ademais, o serviço de Plano operacional é o mais indicado para essa situação tendo como objetivo definir ou modificar a estrutura e processos organizacionais. Isso é feito de diversas formas como, por exemplo, modificando ou elaborando um organograma e definindo as atividades e seus responsáveis. Então não espere mais para fazer mudanças na sua empresa, fale conosco!
Quer saber mais sobre mapeamento de processos? Leia nosso artigo Mapeamento de Processos: Um passo pra alavancar seus resultados.