Está com problemas em gerir seu negócio?
O uso de planilhas para administração de um negócio é essencial, pois possibilita a melhor organização dos processos. Além disso, apresentam vantagens, como: serem fáceis de fazer, simples em inserir, alterar ou excluir dados, acessíveis para serem consultadas por qualquer um e em qualquer lugar e não é preciso um conhecimento elevado. Com isso, não há a necessidade da contratação de terceiros para realizar o serviço poupando, assim, tempo e dinheiro.
Qual software devo usar?
Um exemplo de software de planilhas é o Excel. Além de ser fácil o manuseio, possui outras inúmeras vantagens, como:
- Permite o controle financeiro, a partir de fórmulas que são adaptáveis à realidade da empresa;
- Ajuda no agendamento de tarefas, possibilitando identificar por cores quais não foram feitas, estão em andamento ou foram concluídas;
- Proporciona descobrir o retorno de investimento;
- Facilita na administração dos dados dos clientes;
- Viabiliza o acompanhamento das vendas, identificando, por exemplo, quais produtos são mais vendidos, e em qual período.
Exemplos de planilhas:
Planilha de fluxo de Caixa:
Como o próprio nome já diz ela controla o caixa, ou seja, a saída e entrada do dinheiro. Além de tudo, essa planilha contém despesas fixas como pagamento de funcionários, luz, água, internet, aluguel, entre outros.
Controle de estoque:
Ajuda na organização da empresa sabendo o que ela tem disponível para venda e quando é o momento de buscar fornecedores para adquirir novos produtos. Permite o controle dos pedidos, quantidade de produtos em estoque e itens vendidos. Este uso é essencial em empresas de grande porte.
Planilha para funcionários:
Nesta planilha além de controlar a entrada e saída dos funcionários, permite que você analise por meio de metas e atividades o desempenho por setor.
Custo e precificação:
Esta possibilita que você possa precificar da melhor maneira seus produtos analisando vários cenários e detalhes como lucro, riscos, imposto, entre outros.
Demonstrativo de resultados do exercício (DRE):
Esta tem o intuito de saber se a empresa está lucrando ou tendo prejuízo. Nela há dados como: impostos, custos fixos, valores brutos da receita, comissões e margem de contribuição.
Cadastro de clientes:
Essa planilha ajuda na hora de definir estratégias de marketing a partir de dados como: e-mail, endereço, os produtos com mais demanda, etc. Tudo isso permite que você analise como abordar clientes da melhor forma.
Além de todas as aplicações citadas, as planilhas são ferramentas conhecidas, de fácil acesso e apresentam também versão online. Mas agora que você já sabe as vantagens, onde e como usar, deve estar se perguntando como fazer todo esse gerenciamento do seu negócio? Por onde começar?
Nós estamos aqui para isso, entre em contato para maiores dúvidas!
Você sonha, nós realizamos!