Seu terreno é desnivelado e deseja solucionar este problema? Saiba que realizar um levantamento planialtimétrico é a melhor opção.
Você sabia que existe uma forma de adquirir uma propriedade com terreno desnivelado e não gastar muito dinheiro? E você sabia também que, em alguns municípios brasileiros, são necessários documentos que mostrem o perfil do seu terreno para se fazer licenciamento ou, até mesmo, usucapião?
Quando se pensa em comprar um imóvel desnivelado, é sempre a mesma dúvida: Será que vale a pena fazer este investimento? Em primeiras impressões, a pessoa acha que vai ser um grande desafio arquitetônico e mirabolante fazer uma construção em um terreno irregular, porém com um projeto bem planejado, o imóvel em questão pode ser aproveitado de formas inovadoras sem comprometer o orçamento de sua obra.
Além disso, hoje em dia é realmente muito difícil encontrar um terreno plano a venda. E quando se encontra, geralmente são bem caros. Contudo, o levantamento planialtimétrico ajuda a aproveitar este tipo de espaço sem gastar muito dinheiro.
Mas o que é um levantamento planialtimétrico?
Um levantamento planialtimétrico, também conhecido como levantamento topográfico, é um conjunto de dados coletados que nos mostra o perfil do terreno, bem como todas as diferenças de níveis encontrados na propriedade (ângulos, alturas e delimitações). Especificamente, esse levantamento mostra e mede as configurações e características do solo de maneira tridimensional.
Uma vez que os levantamentos topográficos são úteis em diversas aplicações, eles possuem muitos benefícios. Normalmente, podemos utilizá-los para identificar problemas com determinada área natural até verificar a necessidade de obter um licenciamento ambiental.
Dentro desse estudo, podem ser acrescentados detalhes únicos, tais como: vegetação, corpos hídricos e níveis de estradas. Fazendo com que sua propriedade tenha um projeto que adapte seu terreno ao tipo de obra que você deseja executar.
Para esses dimensionamentos é utilizada uma espécie de scanner que mede o terreno e delimita-o de acordo com especificações do mesmo. Além disso, podem ser usados também sensores, imagens de satélite e até posicionamento por GPS.
Mas para licenciar meu imóvel eu preciso destes documentos?
Em algumas áreas do território nacional, a secretaria responsável pelo licenciamento de propriedades exige um estudo do perfil do terreno. Então, para dar entrada no licenciamento do seu imóvel é necessário ter toda esta coleta de dados da sua propriedade.
O estudo do terreno para fins de licenciamento tende a ser adotado por todos os municípios do Brasil.
Além de licenciamento, a coleta desses dados do imóvel para fins de usucapião, tem sido solicitada aos requerentes, em alguns municípios. Para esse caso, são feitas as delimitações geográficas do terreno através de um monitoramento feito por georreferenciamento.
Como a Hidros Consultoria pode me ajudar com isso?
Nós realizamos esse tipo de levantamento para fins de licenciamento, ou até mesmo para você que deseja construir sua casa aproveitando ao máximo o espaço útil do seu imóvel.
Ficou interessado sobre este tipo de ferramenta? Tire suas dúvidas deixando um comentário abaixo! E para outras contate a Hidros Consultoria, nós ajudaremos com isso e muito mais!