Inovar é transformar conhecimento em dinheiro.
Como já dizia Geoff Nicholson o “pai do post-it”, inovar é criar ou aperfeiçoar alguma ideia já existente, visando sempre melhorar de forma significativa as áreas da sua empresa e ter como objetivo final a redução dos custos e crescimento econômico. Mas por que isso é tão importante?
Investir em inovações não é um diferencial e sim uma obrigação, para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo. Além disso, é essencial para melhorar a produtividade da equipe e otimizar os processos. Com isso, consegue-se agradar o cliente e manter a estabilidade financeira da organização.
Alguns tipos de inovação para aplicar na sua empresa:
- Inovação na comunicação: Buscar maneiras novas e criativas de atrair a atenção do cliente, seja nas plataformas digitais ou, até mesmo, no conteúdo.
- Inovação Organizacional: Revisar ou procurar novas maneiras de estruturar o organograma e métodos de gestão.
- Inovações em processo: Criar novos métodos operacionais para aumentar a qualidade, produtividade e reduzir os custos.
- Inovação em produto: Buscar ideias inovadoras de produtos para serem comercializados e melhorar a experiência do consumidor.
De início parece difícil pensar em alguma ideia inovadora, visto que, aparentemente, já estamos com um sistema bem estruturado. Porém, criar uma inovação nada mais é que colocar em prática uma solução para algo que deseja melhorar ou aperfeiçoar. Muitos objetos e sistemas que usamos diariamente, na atualidade, no passado poderiam ser considerados loucuras que nunca dariam certo. Veja alguns exemplos:
- Uber: Uma ideia que facilita a vida de milhares de pessoas diariamente, que usou a ideia de pedir taxis nas ruas e trouxe isso para o meio digital, tornando o serviço mais prático e acessível.
- Spotify/Deezer: Inovação que fez muitos deixarem os CD’s de lado. Com a praticidade de ter milhares de músicas em um aplicativo com preços mensais acessíveis, virou referência em plataformas de música.
- Dropbox: Inovação que em 7 anos já conta com mais de 300 milhões de usuários e oferece serviços de compartilhamento de arquivos dentro da nuvem, essenciais para economizar espaço de armazenamento do computador.
Mas como faço para criar uma cultura de inovação dentro da empresa?
- Mantenha sempre um canal aberto de comunicação entre os líderes e os funcionários, pois não é vantajoso apenas um líder inovador, e sim toda a empresa com mentalidade voltada e engajada para inovações.
- Crie ambientes de confiança que sejam prazerosos de se trabalhar, onde nenhum membro sinta medo de expor suas ideias. Assim, os funcionários terão a liberdade e vontade que precisam para ter novas ideias.
- Sempre que uma inovação for proposta, faça testes e protótipos para que o funcionário não tenha medo da sua ideia trazer resultados negativos que acabem prejudicando a empresa.
Dessa forma, é possível concluir que investir em inovação é imprescindível para se tornar uma empresa de referência no mercado.