A Apple, popularmente conhecida por seus iPhones, os smartphones de mais alta categoria e qualidade, é uma das maiores empresas de tecnologia do planeta do mundo atual. Além deles, a empresa ganhou seu pódio no mercado com a venda e promoção de outros produtos fantásticos como o iPad, MacBook e, mais recentemente, seu Apple Watch.
Como a Apple começou?
Fundada no dia 1º de abril de 1976, a multinacional norte-americana só foi alcançar seu gigantesco público em 2001, com o lançamento de seu primeiro iPod. E mais tarde, em 2007, intensificaram sua fama com o lançamento do Iphone, sendo seu atual líder de vendas.
Por que o nome “Apple”?
O nome da empresa foi dado por Steve Jobs, que admitiu ter escolhido esse nome por ser divertido e carismático ao mesmo tempo. Este fato só confirma sua boa visão para o marketing.
Como ela fez seu sucesso?
O sucesso estrondoso da Apple é inegável e pressiona a concorrência a acompanhar suas inovações e produtos. Entretanto, mais do que isso, seu marketing também é referência. Com estratégias bem definidas e direcionadas, a Apple consolidou seus consumidores e tornou seus produtos a tendência do mercado.
A onda de visibilidade e destaque da empresa é tamanha que seu nome, a todo lançamento inédito de produto, sempre entra no top assuntos do momento nas redes sociais.
Mas afinal, o que a Apple fez para virar referência no mercado tecnológico?
A empresa da maçã direcionou seus insumos e capital para o desenvolvimento de tecnologia. Ser a número um do mercado sempre foi sua prioridade. Além disso, ela também viu a necessidade de estudar os setores do mercado em que poderia atuar e quais consumidores pagariam por suas mercadorias.
E existe público para produtos tão caros?
Por venderem produtos de alto valor percebido, não pense que saem a perder. É justamente por serem caros que trazem um aspecto de status e exclusividade, levando seu público a se prestigiar e exibir suas aquisições. O preço filtra o tipo de público, e não o limita.
Como é feita a promoção de seus itens?
Comumente é trazido em seus anúncios e campanhas publicitárias a aplicabilidade de suas tecnologias. Isso acontece quando é anunciada uma super câmera, capaz de dar um zoom até a lua com o seu novo iPhone, por exemplo.
Ou então, ao mostrar uma reunião completamente remota usando seus mais recentes óculos de realidade virtual imersiva. O que antes era uma atividade do trabalho cansativa e limitada pelo deslocamento, agora é mais interativa, acessível e moderna.
Qual é a postura da empresa no mercado?
Sua postura é de agente de mudança no cenário tecnológico e isso a torna diferenciada. Saber como divulgar suas inovações, garantindo que elas atendam as necessidades de seus consumidores, certamente é algo necessário para uma empresa que está a par com o seu marketing.
Quais estratégias a Apple aplicou no seu marketing?
Uma estratégia adotada pela empresa foi melhorar a experiência dos seus clientes. A própria embalagem dos seus produtos é planejada para que seja simples e intuitiva ao abrir, mas também atrativa e cativante, agregando uma experiência única para o comprador.
E o “unboxing” de um iPhone virou o ícone dessa experiência.
Sempre que esse smartphone ganha sua nova versão, diversos criadores de conteúdo entram em euforia para gravar sua reação e mostrar aos seus seguidores a experiência da compra.
A experiência proporcionada pelos produtos da Apple é tão marcante que faz com que seus consumidores mais assíduos colecionem as caixas de itens da marca.
A fidelização de seus consumidores aconteceu de que maneira?
A fidelização do seu público também foi uma tática comercial muito importante. E isso foi possível graças a essa experiência do usuário, juntamente ligada à sua “arte minimalista” ao promover suas mercadorias.
Ou seja, a sacada da empresa para formar sua base de clientes fiéis envolveu não apenas atingir emocionalmente os consumidores ao alimentar sua necessidades por uma experiência diferente, mas também criar uma estética e arte visual modernas e intuitivas em suas embalagens e softwares.
Sobre o minimalismo da maçã…
Esse aspecto minimalista da maçã americana é uma peça crucial para o seu esquema geral de negócios. A própria interface de cada um de seus dispositivos, por exemplo, é extremamente similar e suas melhorias sempre são adaptadas para o seu ecossistema integrado.
Em que mais a Apple inovou?
E por falar nisso, uma outra estratégia de marketing que é praticada ao extremo pela empresa está presente na performance integrada de suas mercadorias.
Cada item que a Apple vende funciona perfeitamente naquilo que se propõem a entregar. Contudo, a empresa se comprometeu em projetar um ecossistema para que os seus diversos produtos se conectem e operem em perfeita harmonia, permitindo que os usuários tenham uma experiência integrada e fluida.