Nos dias de hoje
Em que o mercado se encontra cada vez mais instável e o sonho das pessoas em abrir seu próprio negócio teve um grande crescimento, se torna plausível a ideia de que você já tenha pensado sobre o assunto, no entanto, teve medo de cair num investimento sem retorno financeiro, ou até mesmo de ficar na dúvida de quanto tempo levaria para isso ocorrer. Pois é, todas essas questões podem ser resolvidas através do cálculo do Payback.
O que é o Payback?
Ele nada mais é do que uma análise e apuração de todo o investimento feito no seu empreendimento, e tem por finalidade determinar um prazo estimado no qual seria possível recuperar toda a aplicação feita inicialmente.
Fatores para realizar essa análise
É muito importante ter em mente todos os dados dos gastos feitos no seu investimento, assim como o rendimento médio mensal do seu fluxo de caixa para que então se possa aplicar a fórmula de cálculo de payback.
Payback Simples e Payback Descontado
Ambas as maneiras usam a mesma fórmula citada anteriormente. Porém, o chamado payback simples não levará em consideração a taxa de desconto ao longo do tempo, que seria uma maneira de se projetar agora o valor futuro do seu fluxo de caixa, considerando o cenário econômico atual.
Já o chamado payback descontado, é calculado considerando o valor do dinheiro no tempo.
Exemplo
Uma empresa fictícia cujo resultado médio de fluxo de caixa ao longo de 12 meses é R$5.000, e o investimento inicial feito nela foi de R$80.000.
Estudo de Viabilidade Econômica (EVE)
Nem todo investimento terá um payback alcançável. Às vezes, pode ser que o retorno no fluxo de caixa, quando somado ao longo do tempo, nunca alcance o valor investido. E é para isso que existe o Estudo de Viabilidade Econômica (EVE), um serviço oferecido por empresas especializadas que analisam todo o cenário atual do mercado, veem qual a aceitação do produto a ser servido e estimam um valor de fluxo de caixa.