Importância da Segurança do Trabalho
As condições dos meios laborais nem sempre foram as melhores possíveis. No passado, era possível observar diversos problemas que causavam fatalidades devido à precariedade das fábricas. No intuito de mudar tal cenário, criou-se a segurança do trabalho. Um setor responsável por gerar ações e procedimentos necessários para diminuir as possibilidades de acidentes e doenças.
Apesar de uma redução dos problemas, é possível perceber a falta de completa efetividade desse departamento. Ainda existem dados estatísticos que mostram a manutenção dos riscos e acidentes.
Entretanto, a garantia da segurança do trabalho é uma prioridade estratégica para a indústria. Além da questão ética e moral, ela pode ser causadora de grandes prejuízos; sejam eles operacionais ou econômicos, comprometendo a licença de operação de suas unidades produtivas. Com isso, a tecnologia acaba tornando-se o principal meio para esta busca.
Com um mundo que se transforma, inovando-se a cada dia, é possível notar a relação do benefício que todo avanço tecnológico vem trazendo em diversos âmbitos na sociedade. Logo, cada vez mais, empresas tentam tornar seus ambientes mais avançados e tranquilos.
Junto à NR-12, norma regulamentadora do Ministério do Trabalho com força de lei que define as técnicas, procedimentos e medidas de proteção para operadores de máquinas e equipamentos; a automação industrial transforma a segurança em realidade.
Como a automatização fabril transforma a segurança em veracidade?
É possível observar diversas medidas que unem a tecnologia ao bem estar dos trabalhadores, sendo eles:
-
- A implementação de equipamentos de segurança, como:
- Cortinas de luz
- Sensores
- Scanners
- Válvulas
- A implementação de equipamentos de segurança, como:
Esses mecanismos são responsáveis por evitar acidentes manuais, minimizando as estatísticas.
- Há, também, a possibilidade de automatizar tarefas e trabalhos de campos; que oferecem perigo aos trabalhadores, tornando o processo todo a distância, por monitoramento. Dessa forma, não é necessário expor ninguém à riscos.
- Além disso, o que pode trazer a máxima confiança é a falha segura. Que, nada mais é, do que a capacidade de impedir o descontrole dos dispositivos em quaisquer circunstâncias anormais; incluindo situações de falha do próprio sistema. Para que isso aconteça, é necessária a presença de sensores e dispositivos de avaliação. Juntos, há o monitoramento de todo funcionamento da máquina.
- Outro meio é a presença de robôs colaborativos, que ajudam dividindo o ambiente de trabalho ou a carga de serviço com trabalhadores. O que, além de trazer melhor ergonomia, evita a fadiga daqueles que realizavam tarefas muito repetitivas – agora, papel do robô.
Como a automação aliada à segurança do trabalho pode ajudar a sua empresa?
A automatização traz diversas melhorias para o ambiente de trabalho. Além de prezar por um ambiente muito mais seguro, auxilia, ainda, na criação de padrões e facilita a gestão de todos os dados referentes à empresa. Ou seja, ainda aumenta a produtividade daqueles que a utilizam.
Fica evidente a importância da segurança do trabalho e tecnologia, buscando maior conforto para todos os envolvidos no meio laboral. Dessa forma, contribuindo para que, assim, o Brasil deixe de ser o quarto país do mundo com maior número de acidentes, e siga o exemplo daqueles que veem o investimento em inovação como a melhor solução para seus problemas.
Portanto, para mais informações sobre segurança do trabalho, entre em contato conosco, estamos dispostos a te ajudar!