Suas vendas caíram? Seu lucro diminuiu? Seu cliente prefere a concorrência? Calma, pois você não é o único! Nesse período de crise, esses problemas são recorrentes e ninguém está imune a eles.
O nosso objetivo nesse artigo é fazer com que você fique atento as possíveis causas da queda de vendas da sua empresa. Além disso, mostrar que é imprescindível que você, empreendedor, tenha conhecimento de 100% do seu negócio para conseguir agir frente aos seus problemas.
Sendo assim, fizemos uma lista com três causas que podem ser os principais motivos para a queda das suas vendas:
#1. Falta de atenção aos detalhes
Por mais que pareça lógico, é de suma importância que o seu negócio esteja totalmente alinhado com as necessidades, desejos e expectativas dos seus clientes. Para isso, é essencial que você estabeleça mínimos padrões de atendimento, encantamento com o cliente e um espaço físico agradável. Todos esses detalhes no seu empreendimento são fundamentais para conquistar e futuramente fidelizar os seus clientes, fazendo com que eles voltem até você.
Dessa forma, você possibilitará que eles vivenciem experiências inesquecíveis e que só você poderá proporcioná-los. Embora isso pareça um tanto quanto lógico, são poucas as empresas que pensam e agem desta forma.
#2. Desmotivação
Um fator muito eminente quando pensamos na queda de vendas das empresas é a falta de motivação dos seus colaboradores. Não é novidade que a principal consequência que a desmotivação no trabalho traz para as empresas é a baixa produtividade, influenciando diretamente na queda das vendas. Esse desânimo pode ser gerado por diversos fatores, sendo alguns deles:
- Insatisfação com os salários;
- Falta de auxílio dos cargos superiores;
- Baixa expectativa de crescimento;
- Falta de reconhecimento;
- Sobrecarga relacionada às tarefas.
Visto isso, é muito importante que você encontre os pontos negativos que vêm ocasionando a desmotivação na sua empresa para melhorá-los. Lembre-se que a sua empresa depende de seus funcionários.
#3. Falta de divulgação
Não precisa nem pesquisar muito para perceber que o mercado está cada vez mais concorrido e ninguém quer ficar para trás. Porém, será que você está dando o devido valor para a divulgação da sua marca? Caso não esteja, você dificilmente irá conquistar novos clientes e impulsionar o seu market share.
Uma das maneiras de ficar atento para identificar se a sua empresa está tendo a necessidade de investir na divulgação é, por exemplo, saber o seu público-alvo e saber se a sua marca tem presença na Internet e nas redes sociais. Por isso, a importância de você conhecer muito bem o seu empreendimento, pois somente assim, você é capaz de identificar as dores dele.
Visto todos esses pontos, vale ressaltar que o intuito maior por trás de todo esse artigo é possibilitar que você consiga compreender o porquê do seu negócio não estar impulsionado. Sabemos que não há ninguém mais especialista que você quando o assunto é o seu próprio negócio.
Dessa forma, espero que tenhamos ajudado você a diagnosticar suas dores. Porém, também podemos ajudá-lo a solucioná-las. Para mais informações entre em contato conosco!