Explorando Novos Horizontes: Dicas e Insights para uma Vida Melhor.

Explore esse Artigo

Geomarketing e Estratégias empresariais

Geomarketing é a análise das características de uma região para definir a localização de lojas e estratégias de vendas. Combina "geo" (terra) e "marketing" (venda), inicialmente focando em pontos físicos.
Foto de Lukas Tavares
Lukas Tavares

O que você vai encontrar nesse artigo

Uma das ferramentas usadas pelas empresas para segmentar seu público alvo com o fim de melhorar suas ações de marketing é o Geomarketing. A partícula ‘geo’ significa terra e tem o sentido de espaço. Já ‘marketing’ é o ato de vender ou propagar algo. Inicialmente, o conceito foi usado para descrever a estratégia das empresas de analisar as características do público de uma região. Visando determinar a localização de uma nova loja física, as áreas mais promissoras em vendas ou a linha de atuação em cada local.

Evolução do Geomarketing

Porém, atualmente o conceito de Geomarketing ampliou-se, especialmente com o crescimento do marketing digital e do uso de smartphones. Nesse contexto, imagine que uma pessoa esteve em diversas lojas de esportes de uma cidade, pode-se entender que esta pessoa pratica algum esporte ou tem afinidade com esse ramo. Ou seja, é um cliente em potencial neste segmento. Então as empresas dessa área, com esses dados em mãos, podem ter mais um cliente em potencial acrescentado à sua lista. Com um smartphone por perto e o GPS ativado, as marcas possuem uma informação valiosa sobre você: sua localização atual ou os lugares visitados recentemente.

Além disso, você pode não perceber, mas a todo o momento informamos nossa localização mais recente. Por exemplo, quando você faz check-in pelo Facebook, ou quando publica uma foto no Instagram e marca a localização, todas essas informações podem ser usadas pelas marcas. Imagine você como articulador de estratégias de marketing, se soubesse em quais locais seu futuro cliente costuma ir. O quão úteis essas informações seriam para o seu negócio? Com o Geomarketing é possível traçar um perfil com informações como: país, estado, bairro.

Geofencing

Uma outra estratégia que podemos citar neste ponto do artigo, é o Geofencing. Ela é uma notificação enviada em tempo real, através de mensagem no celular ou e-mail, por exemplo. O Google utiliza esse recurso para informar sobre o trânsito ou pedir avaliação sobre determinado estabelecimento.

Como é feito o Geomarketing

Uma pergunta natural nesse ponto, é como é feito o Geomarketing. A maioria das plataformas de mídia paga da web, como Google Adwords e Facebook Adwords oferecem critérios de segmentação geográfica que coletam os dados a partir do endereço IP dos usuários. Em alguns casos, essas plataformas oferecem também opções de segmentação por raio de distância, bairro e CEP, além da estimativa de alcance para cada seleção.

Há um tempo, as empresas se preocupavam com a localização do seu negócio. No entanto, hoje em dia a preocupação é pela localização do cliente, para se ter as informações mais pertinentes a fim de traçar estratégias relevantes e eficientes.

 

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Leia outros artigos do nosso blog

Descubra um mundo de conhecimento

Imagem representando uma casa sendo construída em Impressão 3D.

Impressão 3D na Construção Civil

Nos últimos anos, a busca por soluções mais econômicas, ágeis e sustentáveis tem impulsionado inovações importantes na construção civil. Uma das mais promissoras é a impressão 3D, tecnologia que vem transformando a forma como edificações são projetadas e executadas. Aplicada à construção com tecnologia 3D, essa técnica oferece redução de custos, agilidade na obra e menor impacto ambiental, sendo tendência no setor.

Leia mais »
Imagem de um carro com capo aberto para representar Motores Híbridos

Motores Híbridos e Elétricos

A revolução dos motores híbridos e elétricos está moldando o futuro da Engenharia Automotiva. Combinando eficiência energética, menor impacto ambiental e avanços tecnológicos, essa transição promete transformar a mobilidade urbana, reduzir a poluição e diminuir a dependência de combustíveis fósseis, gerando impactos sociais, políticos e econômicos em escala global.

Leia mais »
teclando no notebook e escrito "chat AI" na tela para representar Chatbots

Chatbots para Atendimento Automatizado

Os chatbots estão revolucionando o atendimento com inteligência artificial, oferecendo respostas rápidas, personalização e disponibilidade 24/7. Neste artigo, você vai entender como essa tecnologia funciona, suas aplicações e como usá-la para transformar a experiência do cliente e otimizar processos no seu negócio.

Leia mais »
Iniciar conversa
Fale com um dos nossos consultores
Pedro Pitombeira - Hidros Consultoria
Olá! 👋
Gostaria de realizar um orçamento sem compromisso?