E aí, já ouviu falar de energia sustentável?
Esse tipo de energia vem se desenvolvendo e ganhando mais espaços com o passar dos anos, pois além do seu uso ser positivo para o meio ambiente ela também pode ser de grande ajuda nas suas futuras contas de luz. No Brasil, a maior parte de abastecimento de energia é proveniente das enormes usinas hidroelétricas espalhadas pelo país, mas eu estou aqui para te falar como é possível você gerar energia em sua própria casa.
Programa Brasil Solar
No nosso país há um Programa de Incentivo ao Uso de Energia Solar e de outras fontes renováveis – o Programa Brasil Solar, onde você pode produzir sua própria energia e o que sobra é trocado por crédito com a sua rede de distribuição. Por estarmos em um país tropical, a capacidade de desenvolver energia através de raios solares é muito alta na região. Mas como é possível aplicar essa energia em sua residência? São dois os principais casos onde são aplicadas:
- Por meios de painéis fotovoltaicos, onde a energia solar captada é transformada em energia elétrica;
- Aquecimento de água, principalmente para o chuveiro por meio de coletores solares e boilers de armazenamento.
Energia Eólica
Além da energia solar, a energia eólica vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Essa energia trabalha a partir da força dos ventos, movimentando as pás dos aerogeradores, que, falando de uma maneira mais simplificada, são como imensos “cata-ventos”. Apesar de sua sustentabilidade, a instalação de um aerogerador em uma residência não é tão fácil de conseguir por várias questões técnicas. Porém, quando essa instalação se torna possível há uma maneira de simular seu impacto por meio de um aplicativo desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).
Outras Fontes de Energia Sustentável
Juntamente com essas duas fontes de energias sustentáveis já citadas, temos também a energia:
- Das marés: segue o mesmo princípio de obtenção da energia eólica, só que no caso é usada a força das marés para a geração dessa energia;
- Do biogás: pode ser usado com gás natural ou gás de cozinha e é aproveitado a partir de excrementos de animais e lixo orgânico, muito utilizado em locais com gado;
- Dos biocombustíveis: gerada a partir de produtos agrícolas, o biocombustível de maior importância no Brasil é o bioetanol;
- Termobiente: essa ainda é uma novidade, sua ideia consiste em reciclar a energia que tem existente no planeta e a partir dela gerar uma nova.
Desafios e Benefícios
Apesar de todas as vantagens citadas ao longo do texto, também é importante tomar nota de alguns outros fatores, pois nem tudo são flores. Esses tipos de energias sustentáveis também têm os seus contras. Dentro das duas principais alternativas apresentas, a energia solar e a eólica, o custo de implementação de placas solares é muito alto, trazendo benefícios financeiros só em longo prazo. Mas certamente é um investimento que vale a pena quando se pesam os dois lados.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre as energias do futuro? Ou quem sabe já podemos dizer as energias do agora?
Fique à vontade para compartilhar nas redes sociais e tirar suas dúvidas nos comentários!