Explorando Novos Horizontes: Dicas e Insights para uma Vida Melhor.

Explore esse Artigo

Dicas para incluir a autovistoria no orçamento do seu condomínio

Lei da Autovistoria no Rio de Janeiro requer nova inspeção predial após 5 anos. Dicas para reduzir custos e garantir segurança do condomínio.
Foto de Martha Gaspar
Martha Gaspar

O que você vai encontrar nesse artigo

Não está conseguindo regularizar seu condomínio? Está cansado de taxa extra? Você não é o único!

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro tornou obrigatória a realização da autovistoria predial em 2013 com a Lei Complementar Municipal n 126/2013, também conhecida como Lei da Autovistoria. E agora, em 2018, a lei completa 5 anos em vigor. Logo, quem realizou o procedimento no inicio da vigência terá que fazê-lo novamente.
A vistoria obrigatória deve ser realizada em edificações comerciais e residenciais de três pavimentos ou mais. Apesar do longo período em vigor, apenas metade dos imóveis que deveriam ter cumprido a autovistoria o fizeram.

Vale ressaltar que dados como esse estão diretamente relacionados com o alto custo desse tipo de serviço. Porém, é de extrema importância que os condomínios se adequem e adotem medidas que os resguardem de custos maiores como multas, por exemplo.

Visto isso, fizemos uma lista com 4 dicas para ajuda-los nesse processo.

1 – Reduzir as despesas do condomínio

Por conta da necessidade de realizar um projeto que zela principalmente pelas condições de conservação, estabilidade e segurança dos edifícios, o corte de gastos torna-se praticamente um processo simultâneo para quem quer fugir das cotas extras. A individualização de água e gás e o aproveitamento de água de chuva são exemplos de como os custos podem ser diminuídos. Além disso, quando há a redução de despesas no condomínio, o índice de inadimplências também reduz.

2. Montar um planejamento financeiro

Mas o que seria um isso? Planejamento financeiro como o próprio nome diz, é um planejamento em relação ao fluxo de caixa, ou seja, sua receita e custos. O principal objetivo dessa ferramenta é projetar a situação financeira do condomínio, nesse caso. Uma ótima forma de organizar esses dados é estruturando planilhas que especifiquem o valor que se planeja gastar e o valor real gasto mensalmente. Dessa forma, é possível definir o valor disponível no caixa e direcioná-lo para o investimento necessário.

3. Negociar a forma de pagamento

Um excelente meio de conseguir desconto na hora de fechar negócio é analisar a forma de pagamento. A melhor maneira de conseguir essa redução no preço é sem dúvidas o pagamento a vista! Por isso, o planejamento financeiro é extremamente importante para viabilizar ações como essa apenas de forma segura. Entretanto, existem outras formas de pagamento mais flexíveis, o pagamento a prazo é uma delas. Nessa situação, somente as parcelas sem juros são recomendadas.

4. Pesquisar empresas com baixo custo

Por fim, a dica mais objetiva: pesquise preço. É muito importante que você faça uma análise de pelos menos três empresas que ofereçam o serviço que você deseja. Uma alternativa excelente para casos como esse, onde os custos são muito altos, é procurar Empresas Juniores. Essas empresas oferecem serviços de alta qualidade com um preço muito acessível devido o fato delas serem associações sem fins lucrativos. Logo, os projetos são precificados para cobrir apenas gastos.

Visto todas as dicas, vale ressaltar o objetivo maior por trás de todo esse planejamento e pesquisa: a segurança e legalidade da sua residência. Um assunto sério como esse jamais pode ser tratado com descaso.

Por isso a Hidros Consultoria oferece o serviço ideal para você e o melhor, sem taxa extra!

Para mais informações entre no nosso site e peça já a sua avaliação!

Se você gostou desse artigo ou possui alguma dúvida, deixe seu comentário!

 

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Leia outros artigos do nosso blog

Descubra um mundo de conhecimento

Segurança em áreas contaminadas

Segurança em Áreas Contaminadas

Áreas contaminadas são locais que apresentam poluentes ou contaminantes acima do
limite seguro, oferecendo risco à saúde humana e ao equilíbrio ecológico, podendo ser
causadas pelo despejo e pela deposição de substâncias químicas e resíduos, de maneira
acidental ou intencional. Por isso, uma gestão eficiente dessas áreas críticas exige atenção
redobrada, planejamento detalhado e aplicação de normas de segurança ambiental

Leia mais »
Operador de máquinas e equipamentos com capacete, óculos e luvas de proteção para segurança do trabalho.

NR-12 e Segurança do Trabalho: O Que é Obrigatório?

A NR-12 é uma das normas mais importantes da área de segurança do trabalho, pois estabelece requisitos essenciais para a proteção de máquinas e manutenção segura de equipamentos em ambientes industriais. Ela garante que trabalhadores possam operar máquinas com risco reduzido de acidentes, por meio de inspeções, análise de risco e implementação de dispositivos de segurança adequados.

Leia mais »
Iniciar conversa
Fale com um dos nossos consultores
Pedro Pitombeira - Hidros Consultoria
Olá! 👋
Gostaria de realizar um orçamento sem compromisso?