Explorando Novos Horizontes: Dicas e Insights para uma Vida Melhor.

Explore esse Artigo

Benefícios da Simulação Computacional

Simulação computacional reduz custos e tempo de desenvolvimento de protótipos, garantindo eficiência e qualidade. Ferramentas como CAE são essenciais nesse processo.
Foto de Pedro Alves
Pedro Alves

O que você vai encontrar nesse artigo

Você já se perguntou quanto tempo e dinheiro sua empresa gasta para desenvolver protótipos?

Protótipos são elementos de muita importância no processo de criação de um produto, pois torna a produção mais assertiva e menos custosa por conta dos testes que proporciona. Agora, considere a elaboração de um protótipo da mesma forma, algo que seja mais assertivo, reduza custos  e que torne seu protótipo mais eficiente. A Simulação Computacional é uma alternativa que muitas empresas encontraram de alcançar estes objetivos. Através dessa alternativa, é possível reduzir de forma expressiva o tempo e custos de desenvolvimento e ainda tornar mais eficiente o produto sem que haja perda de qualidade.


O que é Simulação Computacional?

A simulação computacional consiste na aplicação de um grupo específico de métodos matemáticos, empregados em computadores. Estes, nos permitem simular o comportamento de um sistema real (ou parte dele), de alta complexidade. Em sua grande maioria, isso ocorre devido ao dinamismo e variáveis que o sistema em análise apresenta. Portanto, a simulação computacional é o estudo comportamental de sistemas reais através do exercício de modelos.


Por quê fazer uma Simulação Computacional?

    • Permite decisões mais consistentes em sistemas que apresentam um alto número de variáveis, além da redução de custo da experimentação;

    • Possibilita realizar projeções em um determinado sistema com modificações implementadas à sua vontade;

    • Podem ser promovidas e analisadas de maneira segura. Dessa forma, evitando decisões equivocadas que possam pôr em risco o funcionamento da produção ou resultem em investimentos inadequados;

    • Permite analisar o potencial de resposta de um processo frente a cenários de instabilidade na demanda de um produto ou serviço. Resultando numa análise mais clara e eficiente.


Como a simulação Computacional pode ajudar na Criação de MVP?

MVP é a versão mais básica de um produto que busca alinhar eficiência e baixo custo para que exista um produto teste, antes do produto final, que consiga representar bem a ideia por trás do produto desejado. A criação de um produto teste permite correções e aperfeiçoamentos ao longo do desenvolvimento do produto requisitado, permitindo um melhor que seu resultado seja melhor elaborado.

Portanto, fica muito claro qual papel a Simulação Computacional empregaria nesse cenário de aperfeiçoamento. A simulação permitiria uma otimização nesse processo pois ela tornaria possível uma maior variabilidade de tentativas com o mesmo produto teste reduzindo o número de MVPs necessárias o que reduziria tempo o custo do projeto.


Quais as principais ferramentas que são usadas para realizar essa Simulação?

As ferramentas mais utilizadas nesses processos de simulação são os softwares de CAE e as mais comuns são:

    • Forming Technologies

    • Software de MSC

Quais as vantagens de usar um método analítico e não empírico?

O método empírico consiste em uma análise de tentativas e erros, ou seja, é uma observação feita com o experimento em execução. Por outro lado, o método analítico visa a análise de dados e informações para chegar a uma conclusão.

Dessa forma, o método empírico se torna mais eficiente pois está ligado  a uma avaliação mais direta das falhas e acertos do experimento. Uma vez que essa análise é feita com a experimentação execução. Uma noção de eficácia que o método analítico não garante, pois está baseada em conceitos que não estão em prática e sim apenas apresentadas em informações, que quando alinhadas apresentam um resultado apenas hipotético e não prático, como o que é apresentado pelo método empírico.


O que podemos concluir?

Podemos concluir, que a Simulação Computacional garante uma otimização de tempo e custo na criação de produtos. Logo, se torna de grande importância para empresas que querem alavancar sua produção, sem perder a qualidade de seu produto, aderir esse processo de projetar um modelo computacional. Uma eficiência a qual apenas as análises de dados sobre projeto não permitem.

Ficou interessado na ideia de uma produção eficiente e otimizada? A Hidros Consultoria pode te ajudar! Entre em contato conosco e peça já o seu projeto!

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Leia outros artigos do nosso blog

Descubra um mundo de conhecimento

Segurança em áreas contaminadas

Segurança em Áreas Contaminadas

Áreas contaminadas são locais que apresentam poluentes ou contaminantes acima do
limite seguro, oferecendo risco à saúde humana e ao equilíbrio ecológico, podendo ser
causadas pelo despejo e pela deposição de substâncias químicas e resíduos, de maneira
acidental ou intencional. Por isso, uma gestão eficiente dessas áreas críticas exige atenção
redobrada, planejamento detalhado e aplicação de normas de segurança ambiental

Leia mais »
Operador de máquinas e equipamentos com capacete, óculos e luvas de proteção para segurança do trabalho.

NR-12 e Segurança do Trabalho: O Que é Obrigatório?

A NR-12 é uma das normas mais importantes da área de segurança do trabalho, pois estabelece requisitos essenciais para a proteção de máquinas e manutenção segura de equipamentos em ambientes industriais. Ela garante que trabalhadores possam operar máquinas com risco reduzido de acidentes, por meio de inspeções, análise de risco e implementação de dispositivos de segurança adequados.

Leia mais »
Iniciar conversa
Fale com um dos nossos consultores
Pedro Pitombeira - Hidros Consultoria
Olá! 👋
Gostaria de realizar um orçamento sem compromisso?