A avaliação de imóveis é um processo de análise geral acerca de uma propriedade, que busca determinar o seu real valor, independentemente do tipo de imóvel. Trata-se de uma das partes mais importantes no processo de comercialização e deve ser realizada por um profissional qualificado. Dessa forma, será assegurado que o profissional cumprirá com as regras e procedimentos pré-estabelecidos para que o mesmo seja validado.
Critérios utilizados:
Para realizar a avaliação os avaliadores verificam vários itens para compor o valor final do imóvel, entre eles, podemos citar:
- Localização: Considera-se cidade, bairro e rua;
- Acabamento: O estado de conservação da propriedade;
- Revestimento: O revestimento das paredes também é levado em conta, à presença de rachaduras ou marcas e umidade (que pode significar infiltração).
Principais métodos:
- Método Comparativo de Mercado: Atualmente, é o mais utilizado no mercado. Consiste em pesquisar as ofertas que o mercado oferece e compará-las com o imóvel que está sendo avaliado.
- Método Evolutivo: O método evolutivo é considerado eletivo para avaliações de imóveis que não possuem dados de mercado suficientes para aplicação do método comparativo direto de dados de mercado. Acima de tudo, é um método indicado para a obtenção do valor do terreno a partir do conhecimento de seu valor total, a partir de uma equação estabelecida. Além disso, como se baseia no custo unitário básico (CUB) por mês e este pode sofrer reajustes de acordo com o Índice de Construção Civil, é necessário tomar muito cuidado ao utilizar tal método.
- Método da Renda: O valor do imóvel é determinado conforme o valor que o cliente pode obter de aluguel do mesmo. Apesar de pouco utilizado quando se tratam de propriedades residências, quando se refere a hospitais, universidade, escolas ele é referência.
- Método Involutivo: Utilizado por Construtoras e Incorporadoras, consiste em identificar o valor de mercado do bem baseado em um modelo de estudo de viabilidade técnico-econômica, mediante a comparação com um empreendimento hipotético e compatível com as características do bem e com as condições de mercado na qual está inserido.
Normas Utilizadas:
As normas NBR 14653 são utilizadas para avaliar os imóveis. A mesma tem como objetivo classificar a natureza da avaliação; instituir terminologias, definições, símbolos e abreviaturas; descrever as atividades básicas; estabelecer metodologia; especificar as avaliações; e determinar requisitos básicos para laudos e pareceres técnicos. São eles:
- NBR 14653-1 – Procedimentos gerais;
- NBR 14653-2 – Imóveis urbanos;
- NBR 14653-3 – Imóveis rurais;
- NBR 14653-4 – Empreendimentos;
- NBR 14653-5 – Máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais em geral;
- NBR 14653-6 – Recursos naturais e ambientais;
- NBR 14653-7 – Patrimônios históricos.
Como a avaliação é realizada:
- Definir o objetivo da avaliação;
- Identificar e fazer a descrição do imóvel;
- Verificar as medidas;
- Determinar a metodologia que será utilizada para a avaliação. Após verificar os requisitos essenciais, é necessário analisar os documentos, realizar a vistoria no imóvel, tudo isso com intuito de tornar o serviço ainda mais completo. Desta forma, poderá ser utilizado alguns requisitos acessórios, por exemplo, análise da vizinhança, avaliação de circunstâncias atípicas, vistoria por amostragem, avaliação dos imóveis na região, diagnóstico atual do mercado e tendências.
Por que contratar uma empresa para a avaliação?
Contratar uma boa empresa é fundamental para realizar a precificação do imóvel. Além do suporte que você recebe, são obtidas informações que garantem a melhor tomada de decisões gerenciais e estratégicas. Com isso, a Hidros Consultoria está aqui para te auxiliar, fazer um projeto com garantia de qualidade e com preços abaixo do mercado. Peça já o seu projeto!