Todos os equipamentos elétricos possuem uma carga, que é a potência necessária para o seu funcionamento. Esta potência é medida em quilowatt. Quando a quantidade de carga requerida por uma instalação é maior do que a cedida pela distribuidora de energia, devemos solicitar um aumento de carga.
Caso seja atendido pela Light, é fornecido pelo site da empresa um simulador no qual é possível solicitar o aumento de carga de até 15kW, que estejam no alcance da rede aérea. Ele dará um esquema de instalação e lista de materiais necessários para essa instalação de entrada. Além disso, o simulador também auxilia na escolha do padrão a ser montado. No entanto, vale lembrar também que o simulador pode ser comprometido caso os dados sejam fora de realidade.
Caso não seja cliente da light ou queira saber melhor o passo a passo, irei te explicar. Lembrando que os passos podem variar um pouco, mas aqui temos um padrão básico.
Como realizar pedido de aumento de carga em baixas tensões (127/220 Volts):
Os pedidos podem ser realizados indo a uma sede, ou ligando para fazer a solicitação do mesmo. Siga os seguintes passos para facilitar o processo:
- A conta de energia deve estar no nome do responsável da residência;
- A residência deve estar localizada a alcance da rede de baixa tensão;
- Preencher formulário de solicitação de Projeto Elétrico. Neste formulário solicitamos o chamado rompimento dos selos, é a autorização para poder reformar e realocar os medidores do PC de luz num todo.
- Solicitar um eletricista que faça cálculo de carga instalada na residência para escolher o padrão mais adequado.
- Por fim, o pedido de alteração de carga só pode ser feito mediante todas as pedidas do eletricista em preparar o local e deixar dentro das leis e normas solicitadas.
- Existem casos em que é possível a solicitação de diminuição de carga, mas são raros os casos.
O aumento de carga é necessário quando o consumo é muito grande e a rede não está conseguindo dar conta. Esse consumo exagerado pode causar queda de luz ou até riscos de incêndio.
Por exemplo, em uma residência com vários eletrodomésticos se quer adicionar mais um ar condicionado, mas a rede não irá aguentar pois não tem carga suficiente para ele. Sendo assim, é necessária a solicitação do aumento de carga.
Para realizar toda a legalização desse processo é necessário um Projeto Elétrico feito por um profissional com CREA Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, onde ele irá planejar e adequar todo o PC dentro das Normas da Brasileiras para que a concessionária que fornece a Carga possa realizar o aumento e o processo possa ser realizado.
Caso tenha Interesse em algum Projeto Elétrico, acesse nosso site e caso queira entrar em contato sobre alguma dúvida não tenha vergonha!