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Análise de mercado: não se surpreenda!

Quer montar um negócio? O mercado muda constantemente. Análise de mercado, parte do plano de negócios, ajuda a entender o segmento, público alvo, concorrentes e tendências para se adaptar e crescer.
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Leonardo Vieira

O que você vai encontrar nesse artigo

 

Quer montar um negócio? Mas tem incertezas?

Fique atento nesse artigo, pois te daremos várias dicas sobre análise de mercado.

Se você quer montar um negócio do zero, apenas com uma ideia e um sonho… Ótimo, você está no caminho certo! Porém nem tudo é tão fácil.

De maneira simples, podemos dizer que o mercado muda constantemente, com novidades, riscos e oportunidades aparecendo a cada dia. E como se adaptar a um mercado tão inconstante? Análise de mercado é a solução!

Mas o que é a análise de mercado?

Análise de mercado é um dos componentes do plano de negócios, e está diretamente ligado ao marketing e organização da empresa. É feita em algumas fases e, resumindo, apresenta dados sobre o segmento, tais como:

  • Mercado
  • Público alvo
  • Concorrentes
  • Localização
  • Dados para saber a viabilidade e a capacidade do seu negócio

Mas quais são as fases de uma boa análise de mercado?

Uma boa análise de mercado estuda todos os fatores que influenciam ou podem influenciar no negócio, levando em consideração todos esses fatores juntos e os impactos que podem causar.

1. Análise do mercado consumidor (público alvo)

O público alvo deve ser o foco de um negócio, pois são os consumidores que trazem boa parte da receita do negócio.

Definido um público alvo, é possível guiar mais facilmente um negócio. Assim, possibilita a saber como se desenvolver, inclusive em lançamento de produto, e em como se posicionar no mercado.

Fazer uma análise de mercado do consumidor é essencial para estarem cientes do interesse dos clientes. Assim, através dessa análise, é possível saber de novidades e tendências do mercado, sem ela a empresa tende a não obter oportunidades e chances de crescimento.

2. Avaliação dos concorrentes

Não pensar em seus concorrentes pode fazer você se tornar menos competitivo para um mercado muito irregular. É necessário saber a situação da concorrência. Alguns exemplos são:

  • Soluções usadas por eles para os problemas;
  • Saber o foco do estabelecimento;
  • Setores desocupados por eles.

A partir disso, é possível gerar dados que têm relevância enorme na hora de saber posicionar seu estabelecimento no mercado. Analisar os preços, produtos e serviços de atendimento ao cliente dos concorrentes são também de suma importância para um posicionamento melhor no mercado.

3. Estudo de fornecedores

Se sua empresa não consegue ser auto suficiente no quesito de fornecedores de matéria prima e/ou serviços, você precisa de fornecedores.

Essa análise permite saber se seus fornecedores estão saindo em conta. Desse modo, de acordo com o seu orçamento, é possível averiguar se são usados por concorrentes. Além disso, também é possível determinar se estão atendendo ao padrão de qualidade esperado pelos seus clientes.

4. Estudo de tendências (projeções) do mercado

Essa análise permite que o negócio se prepare para os desafios do mercado que serão apresentados. Análise de segmento permite dizer qual será o crescimento e a possibilidade de crescimento do negócio. Dessa maneira, é possível gerar dados a partir das condições financeiras apresentadas.

A análise de tendências ajuda no planejamento dos investimentos, além de mostrar os déficits de outras áreas. Esse estudo é bem importante em momentos de crise. Assim, é possível fortalecer e ajudar a superar as adversidades que o mercado gera.

Através do uso das ferramentas e atividades corretas, é possível saber tudo o que pode e vai acontecer com o seu negócio. Por isso, cada vez mais empreendedores buscam uma análise antes de montar um negócio ou até mesmo depois de pronto. Assim, eles precisam saber o que e como enfrentar um mercado atualmente.

E aí? Tem mais alguma dúvida se precisa disso ou não?

Qualquer dúvida é só entrar em contato com a gente através do nosso site.

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