Explorando Novos Horizontes: Dicas e Insights para uma Vida Melhor.

Explore esse Artigo

Design de Interiores: Tendências para 2023

Design de interiores, tendências para ambientes residenciais visando bem-estar. Destaque para móveis multifuncionais.
Picture of Larissa Vermieiro
Larissa Vermieiro

O que você vai encontrar nesse artigo

O Design de Interiores

O Design de Interiores consiste no estudo e implementação de ideias que visam planejar ou reformar um ambiente da forma mais compatível possível com as necessidades do usuário desse espaço. E isso só é possível fazendo uma combinação de estudo de iluminação, disposição dos móveis, layout da casa, por exemplo.

Importância de um Projeto Específico

É comum as pessoas optarem por não ter um projeto específico para essa área por vários motivos. No entanto, o que é mais recorrente ainda são pequenos incômodos que ao longo prazo podem atrapalhar até mesmo sua produtividade. Sabe aquele canto de estudo mal iluminado? Então. Além de atrapalhar nossa visão do material a ser estudado, aos poucos ficamos tão irritados que acarreta em baixa produtividade e episódios de dores de cabeça.

Pandemia e Contato com a Moradia

Durante o período da pandemia do Covid-19, o contato com a própria moradia foi intensificado, o que fez com que as pessoas percebessem quão importante é ter um ambiente em que se identifique e que facilite a sua rotina, uma vez que esse espaço se tornou o mesmo que o do trabalho, lazer, descanso e outras inúmeras atividades.

Tendências em Design de Interiores

Por ser um ramo que molda-se às necessidades do ser humano, o Design de interiores também apresenta variações de estilo ao longo do tempo: as chamadas tendências. Conhecê-las é estar conectado com o mundo, aos novos comportamentos humanos e melhorias, que talvez possamos adotar em nossa casa.

Tendências Atuais

  1. Tons neutros e naturais: Cores são elementos importantes de uma casa. Sabemos que elas têm o poder de transmitir mensagens e conectar com nosso inconsciente, provocando sensações. Aqui, quem busca conforto nos ambientes deve investir em tons neutros, terrosos e naturais, como cinza, bege, off-white e marrom com tons mais quentes, como verde e laranja.
  2. Móveis com curvas: O uso das linhas curvas traz mais conforto, leveza e aconchego ao ambiente, em contraponto ao design gélido e de distanciamento que linhas retas e quinas trazem. Apostar em peças curvas (espelhos, móveis, como cadeiras com encosto redondo) é uma saída eficiente para quem busca esse efeito.
  3. Design Biofílico: Natureza! Integrar ao projeto elementos naturais, como plantas e árvores é fundamental para quem procura por leveza e bem-estar, além de os cuidados com elas serem reconhecidos como terapêuticos para quem os executa.
  4. Tecidos e texturas: As texturas são um convite ao toque. Podem ser utilizadas em diversas partes do projeto, como em mantas e almofadas, cortinas e tapetes. Esses elementos e outros objetos devem compor o ambiente para momentos de descanso. Superfícies com toque acetinado, por exemplo, trazem a suavidade da seda.
  5. Espaços e móveis multifuncionais: Poder explorar cada espaço de sua casa viabiliza o melhor aproveitamento do ambiente. Nesse caso, deve-se prezar por móveis multifuncionais que atendam às necessidades do cômodo em questão. Esse conceito tende a continuar em alta devido ao home office e áreas de estudo que, ao que tudo indica, vieram para ficar.

E aí? Ficou animado para fazer alguma reforma no seu espaço? Então, lá vai uma dica: consulte um especialista para evitar problemas. E uma ótima notícia para você é que a Hidros Consultoria pode te ajudar na legalização da sua reforma perante à prefeitura, evitando multas e embargos.

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Leia outros artigos do nosso blog

Descubra um mundo de conhecimento

Conforto Térmico

O texto aborda a importância do conforto térmico para humanos e máquinas, destacando normas regulamentadoras e padrões de avaliação.

Leia mais »
Iniciar conversa
1
Fale com um dos nossos consultores
Hidros Consultoria
Olá! 👋
Gostaria de realizar um orçamento sem compromisso?