A água e sua análise
A água é uma substância extremamente importante para a sobrevivência dos seres. Dessa forma, a sua contaminação é prejudicial e pode ser até fatal. Por isso, a análise desse líquido é crucial para o bem-estar da população.
A água potável, ou seja, própria para o consumo, não pode conter substâncias que não sejam de sua composição; como bactérias e elementos químicos. Se houver microrganismos, é bom se encontrar em estado de alerta, pois a contaminação pode gerar doenças.
Dessa maneira, para se ter conhecimento do que está presente na água; e o porquê da sua potabilidade não estar satisfatória, é necessário realizar uma análise. Neste tipo de serviço, faz-se uma coleta da amostra do fluído. Assim, ele é levado a um laboratório especializado, onde é verificado se as características ali presentes são, de fato, de uma água potável. Portanto, é avaliado sua turbidez, dureza, cor, entre outras propriedades.
Após isso, é redigido um Laudo Técnico contendo todos os dados coletados e inspecionados. Essas informações são importantes, pois a cor e o cheiro não são as únicas características para relatar que a água está contaminada e imprópria para o consumo. Logo, há outros elementos que são impossíveis de se perceber sem uma inspeção em laboratório.
Etapas do estudo no laboratório:
- Coleta da amostra
- Análise da amostra
- Emissão de Laudo Técnico
Reúso e Reaproveitamento de água
O reúso e o reaproveitamento desse líquido são essenciais para a sua preservação. Todavia, muitas pessoas levam em consideração a quantidade de água que temos no planeta para poder gastar sem que pese a consciência. Porém, podemos lembrar que essa substância não é totalmente potável, podendo considerá-la finita. Ademais, para um melhor cuidado e preservação, temos diversas estratégias, e o reúso é uma delas, sendo uma atividade que faz toda a diferença não só no coletivo, como sociedade; mas também no individual, reduzindo a tarifa da conta a pagar.
Com isso, o reúso pode ser feito de diferentes maneiras, mas pequenas atitudes fazem toda diferença. Dessa forma, pode-se utilizar a água que lavou roupa para limpar o quintal e o ambiente dos animais; ao invés de abrir a torneira e gastar esse fluído potável em excesso.
Quais são as diferenças entre eles?
O que pode parecer ser a mesma coisa, tem total divergência. Ao utilizarmos a água do banho para lavar o piso ou jogar no vaso sanitário, estamos realizando o reúso dessa substância. Já o reaproveitamento, pode ser identificado quando a água da chuva, através da calha e de um sistema de captação, é lançada em um local de abastecimento (uma cisterna). Além disso, podemos destacar que o fluído reaproveitado não é para fins de consumo. Dessa forma, esses meios são extremamente importantes para não haver o desperdício do nosso precioso bem natural.
Por fim, reúso e reaproveitamento de água é pensar em métodos que são essenciais para não “jogar fora” aquilo que pode ser utilizado em outro lugar. Dessa maneira, para saber mais sobre o tema e como ele pode ajudar no seu orçamento e na sustentabilidade do planeta, leia também o artigo “Reaproveitar água: dicas para economizar e ser sustentável”.