Água é vida. Você já deve ter escutado essa frase algumas vezes, não? Existem inúmeras atividades humanas que necessitam de líquidos para o seu funcionamento. É possível exemplificar com várias, de acordo com seu porte e impacto. Por exemplo, indústrias – desde os pequenos ateliês de roupas até as grandes automobilísticas. Assim como pequenas fazendas de criação de animais até as grandes extensões de soja pelo Brasil a dentro. E mesmo o corpo humano, podemos citar até o copo d’água que você consome durante seu dia – não dá pra viver sem ela!
Para que serve a análise de água?
Mas será que a água para usos tão diferentes é igual? Como saber se a água que eu consumo é própria para isso? A análise deste recurso é feita justamente para sanar as dúvidas sobre a qualidade dela para a atividade em questão, de acordo com diversos padrões exigidos.
Este artigo vem exatamente com esse objetivo: aprender um pouco mais quais padrões são utilizados, algumas análises que são feitas para alguns casos e, principalmente, qual a importância de fazer análise de água.
Padrões de utilização de água
No Brasil, existem alguns padrões de utilização de água, que dependem da sua finalidade. Os padrões são definidos em diversas legislações. Há leis definidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que são federais, e as leis regidas por institutos estaduais. No caso do Rio de Janeiro, os padrões são ditados pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA).
O padrão mais comum em análises de água é o de potabilidade para o consumo humano, definindo várias características que a o líquido necessita ter de acordo com a Portaria 5/2017.
Tipos de análise de água
Falando um pouco mais do que de fato é analisado, pode-se separar, de modo mais geral, em dois tipos de análise:
Análise microbiológica
Na análise microbiológica são verificadas as quantidades de micro-organismos capazes de causar riscos a saúde humana (agentes patológicos), além da necessidade de estar livres de coliformes fecais. Essas são essenciais numa análise para o consumo humano de água.
Análise físico-química
Na análise físico-química, diversos parâmetros são vistos. Podemos citar os mais comuns:
- pH: Valor que varia de 0 até 14 de acordo com os compostos presentes, sendo 7 neutro. Seu valor para consumo humano deve ficar na faixa dos 6,0 até 9,5;
- Enxofre: Os valores de enxofre geralmente são medidos pela concentração de seus óxidos. São bastante analisados, pois, em contato com a água, podem formar o ácido sulfúrico (ácido com alto teor corrosivo);
- Cor: Verificação do composto que está dissolvido dentro da água, este geralmente altera sua cor e torna inapropriada para o uso;
- Turbidez: Tudo que está em suspensão, ou seja, não está dissolvido e afeta na qualidade;
- Odor: Compostos que são muito voláteis, ou seja, vão para a fase gasosa mais facilmente e tornam sua ingestão não agradável.
Viram como a análise de água é importante para ter certeza do uso correto e para não ter nenhuma dor de cabeça posteriormente?
Nós da Hidros Consultoria realizamos esse serviço para você! Interessado em fazer com a gente? Estamos a disposição para tirarmos mais dúvidas sobre o assunto!