Modelo de Negócios
A criação de um Modelo se tornou mais prática com o método Canvas, desenvolvido através do Business Model Generation de Alex Osterwalder e Yves Pigneur. Esse recurso facilita o entendimento da estrutura de um empreendimento, permitindo ter um melhor panorama através de um guia visual. O Canvas auxilia no processo inicial de uma empresa por ser prático. É indicado usar papéis adesivos para poder remover, alterar ou adicionar tópicos nos segmentos com o decorrer do tempo. Para entender mais sobre Canvas, clique aqui.
Esses segmentos se dividem em: clientes, proposta de valor, canais de comunicação, relacionamento, fontes de receita, recursos, atividades, parcerias e custos. O recomendável é montar o modelo de acordo com essa ordem, pois a metodologia criada por Osterwalder segue uma lógica. Baixe um modelo gratuito para você aplicar em seu estabelecimento.
Por ser uma ferramenta visual, é aconselhável que seja trabalhada em equipe para estimular o engajamento e alinhamento dos membros. Assim como o Canvas pode ajudar a estruturar um novo empreendimento, com a modelagem já feita, o empreendedor também pode estipular novas estratégias para um negócio já existente e formas de agir em cima do público alvo.
Além disso, somente a partir do Modelo de Negócios já estabelecido, feita a pesquisa de mercado e todos as mudanças necessárias com os papéis adesivos nas abas dos segmentos que podemos estabelecer o Plano de Negócios para fazer as projeções futuras.
Plano de Negócios
O Plano de Negócios estuda a viabilidade econômica e o retorno financeiro estimado para um empreendedor. É nele que todas as ações premeditadas serão descritas detalhadamente, informando todo o passo a passo, os recursos necessários, investimento inicial, as demandas, as análises de concorrentes, clientes, fornecedores. Ou seja, é um documento minucioso que estuda todas as possibilidades para uma empresa. Através dos estudos das projeções de receita e lucro e, geralmente, com esse plano pode-se conseguir investimentos para o empreendimento.
Inicialmente, a montagem parece ser um processo cheio de mecanismos e burocracias. No entanto, com o decorrer da estruturação é perceptível a utilidade e a necessidade de cada uma de suas etapas.
Algumas fases precisam ser atendidas para criação de um Plano de Negócios eficaz, dentre elas podemos citar: o sumário executivo, que faz o levantamento de informações sobre o produto ou o serviço prestado pelo empreendimento. A execução de uma análise de mercado, para pontuar importantes forças, como concorrentes, público-alvo e fornecedores. A definição de um plano de marketing, para definir estratégias, divulgações, distribuições. O estabelecimento de um processo operacional, para definir especificações dos produtos, tais como estoque e afins. E por fim, a análise financeira que dará a base para os investimentos através das projeções e sazonalidades.
Por mais que Modelo de Negócios e Plano de Negócios possam se parecer bastante, é possível destacar algumas diferenças. Mas apesar disso, percebe-se também que ambos são complementares e de suma importância para o início de um empreendimento.
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