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Plano de Negócios X Modelo de Negócios

Modelo de Negócios: Estrutura visual para entender um empreendimento. Plano de Negócios: Documento detalhado sobre viabilidade e estratégias. Complementares para o sucesso empresarial.
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Juliana Pinheiro

O que você vai encontrar nesse artigo

Modelo de Negócios

A criação de um Modelo se tornou mais prática com o método Canvas, desenvolvido através do Business Model Generation de Alex Osterwalder e Yves Pigneur. Esse recurso facilita o entendimento da estrutura de um empreendimento, permitindo ter um melhor panorama através de um guia visual. O Canvas auxilia no processo inicial de uma empresa por ser prático. É indicado usar papéis adesivos para poder remover, alterar ou adicionar tópicos nos segmentos com o decorrer do tempo. Para entender mais sobre Canvas, clique aqui.

Esses segmentos se dividem em: clientes, proposta de valor, canais de comunicação, relacionamento, fontes de receita, recursos, atividades, parcerias e custos. O recomendável é montar o modelo de acordo com essa ordem, pois a metodologia criada por Osterwalder segue uma lógica. Baixe um modelo gratuito para você aplicar em seu estabelecimento.

Por ser uma ferramenta visual, é aconselhável que seja trabalhada em equipe para estimular o engajamento e alinhamento dos membros. Assim como o Canvas pode ajudar a estruturar um novo empreendimento, com a modelagem já feita, o empreendedor também pode estipular novas estratégias para um negócio já existente e formas de agir em cima do público alvo.

Além disso, somente a partir do Modelo de Negócios já estabelecido, feita a pesquisa de mercado e todos as mudanças necessárias com os papéis adesivos nas abas dos segmentos que podemos estabelecer o Plano de Negócios para fazer as projeções futuras.

Plano de Negócios

O Plano de Negócios estuda a viabilidade econômica e o retorno financeiro estimado para um empreendedor. É nele que todas as ações premeditadas serão descritas detalhadamente, informando todo o passo a passo, os recursos necessários, investimento inicial, as demandas, as análises de concorrentes, clientes, fornecedores. Ou seja, é um documento minucioso que estuda todas as possibilidades para uma empresa. Através dos estudos das projeções de receita e lucro e, geralmente, com esse plano pode-se conseguir investimentos para o empreendimento.

Inicialmente, a montagem parece ser um processo cheio de mecanismos e burocracias. No entanto, com o decorrer da estruturação é perceptível a utilidade e a necessidade de cada uma de suas etapas.

Algumas fases precisam ser atendidas para criação de um Plano de Negócios eficaz, dentre elas podemos citar: o sumário executivo, que faz o levantamento de informações sobre o produto ou o serviço prestado pelo empreendimento. A execução de uma análise de mercado, para pontuar importantes forças, como concorrentes, público-alvo e fornecedores. A definição de um plano de marketing, para definir estratégias, divulgações, distribuições. O estabelecimento de um processo operacional, para definir especificações dos produtos, tais como estoque e afins. E por fim, a análise financeira que dará a base para os investimentos através das projeções e sazonalidades.

Por mais que Modelo de Negócios e Plano de Negócios possam se parecer bastante, é possível destacar algumas diferenças. Mas apesar disso, percebe-se também que ambos são complementares e de suma importância para o início de um empreendimento.

Se você ainda tem alguma dúvida, quer começar um novo negócio ou estabelecer novas estratégias para um já existente, entre em contato conosco! Realizamos um diagnóstico gratuito e personalizado. Então, clique aqui e faça agora mesmo sua solicitação. Não se preocupe, a avaliação é sem compromissos.

 

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