Uma das ferramentas usadas pelas empresas para segmentar seu público alvo com o fim de melhorar suas ações de marketing é o Geomarketing. A partícula ‘geo’ significa terra e tem o sentido de espaço. Já ‘marketing’ é o ato de vender ou propagar algo. Inicialmente, o conceito foi usado para descrever a estratégia das empresas de analisar as características do público de uma região. Visando determinar a localização de uma nova loja física, as áreas mais promissoras em vendas ou a linha de atuação em cada local.
Evolução do Geomarketing
Porém, atualmente o conceito de Geomarketing ampliou-se, especialmente com o crescimento do marketing digital e do uso de smartphones. Nesse contexto, imagine que uma pessoa esteve em diversas lojas de esportes de uma cidade, pode-se entender que esta pessoa pratica algum esporte ou tem afinidade com esse ramo. Ou seja, é um cliente em potencial neste segmento. Então as empresas dessa área, com esses dados em mãos, podem ter mais um cliente em potencial acrescentado à sua lista. Com um smartphone por perto e o GPS ativado, as marcas possuem uma informação valiosa sobre você: sua localização atual ou os lugares visitados recentemente.
Além disso, você pode não perceber, mas a todo o momento informamos nossa localização mais recente. Por exemplo, quando você faz check-in pelo Facebook, ou quando publica uma foto no Instagram e marca a localização, todas essas informações podem ser usadas pelas marcas. Imagine você como articulador de estratégias de marketing, se soubesse em quais locais seu futuro cliente costuma ir. O quão úteis essas informações seriam para o seu negócio? Com o Geomarketing é possível traçar um perfil com informações como: país, estado, bairro.
Geofencing
Uma outra estratégia que podemos citar neste ponto do artigo, é o Geofencing. Ela é uma notificação enviada em tempo real, através de mensagem no celular ou e-mail, por exemplo. O Google utiliza esse recurso para informar sobre o trânsito ou pedir avaliação sobre determinado estabelecimento.
Como é feito o Geomarketing
Uma pergunta natural nesse ponto, é como é feito o Geomarketing. A maioria das plataformas de mídia paga da web, como Google Adwords e Facebook Adwords oferecem critérios de segmentação geográfica que coletam os dados a partir do endereço IP dos usuários. Em alguns casos, essas plataformas oferecem também opções de segmentação por raio de distância, bairro e CEP, além da estimativa de alcance para cada seleção.
Há um tempo, as empresas se preocupavam com a localização do seu negócio. No entanto, hoje em dia a preocupação é pela localização do cliente, para se ter as informações mais pertinentes a fim de traçar estratégias relevantes e eficientes.