Teve uma ideia?
Quem nunca teve uma ideia enquanto tomava uma ducha? Sair do chuveiro, se secar e logo correr atrás de executá-la, entusiasmado com a possibilidade de promover uma verdadeira inovação, otimizando algum processo. Sejam ideias simples ou mirabolantes, acompanhadas de dúvidas que foram pensadas por um bom tempo e elaboradas com criatividade, ou, até mesmo, aqueles verdadeiros insights que surgem na sua mente como um estalo de pensamento.
E se a ideia que você teve for relacionada a desenvolvimento de algum produto? Este artigo poderá te ajudar com todas as suas dúvidas em como procedê-la, além de explicar detalhadamente o processo de efetuação do projeto a partir da sua ideia.
1. Estudo de viabilidade
O primeiro passo é analisar a viabilidade da sua ideia, pois ela precisa ser clara no que propõe atender e ter utilidade. Caso o objetivo seja patenteá-la, a mesma deve ser realmente inovadora.
Um detalhe importante é que o produto idealizado por você pode já existir no mercado com a mesma função, mas a ideia criada busca aperfeiçoar sua funcionalidade, otimizando algum processo.
Por outro lado, a sua ideia pode ser totalmente inédita, com algo jamais produzido anteriormente. Em ambos os casos, as viabilidades serão estudadas para a posterior execução da ideia.
A Hidros atua nesta etapa analisando todas as possibilidades de desenvolvimento. Com isso, considera-se a viabilidade técnica e financeira para efetuar o projeto, definindo a solução mais viável e adequada. No fim, confirma-se a decisão com o cliente, validando a ideia moldada pela análise.
2. Desenho mecânico
Depois de receber todas as informações detalhadas do pedido do cliente e analisar as viabilidades de elaboração, ocorre a elaboração do desenho mecânico.
Essa etapa consiste em fazer um desenho em 3 vistas ortogonais solicitadas pelas normas seguidas pela Hidros. Basicamente, modela-se a sua ideia em 2D e 3D, num programa chamado SolidWorks, o qual fará as vistas lateral, frontal e superior, além de todas as peças do produto separadas e detalhadas.
Mas por que as vistas são necessárias? Elas facilitam a visualização de detalhes dos modelos das peças em 3D, que não podem passar despercebidos no processo de fabricação.
Pode acontecer de o produto ser mais complexo de representar, necessitando de outras vistas para esclarecimento das informações.
3. Análise do material
É nesta hora que se escolhe o material mais adequado para o produto. Para isso, realizam-se testes que verifiquem a eficiência do material a ser utilizado naquela estrutura, considerando fatores como durabilidade, custo e qualidade.
Através de simulações computacionais, verifica-se a resistência do material aos esforços sem sofrer deformações que possam acarretar danos à estrutura.
Além disso, leva-se em consideração o meio a qual o produto estará exposto, como clima, temperatura, exposição ao sol ou água.
4. Cálculo de esforços mecânicos
Essa etapa é essencial para que o seu produto funcione corretamente e com eficiência. Para tanto, são efetuados diversos cálculos de esforços na estrutura, além de realizar o dimensionamento do equipamento.
5. Relatório final
Neste momento, ocorre a elaboração de um relatório final que terá todos os dados e cálculos realizados ao longo do projeto. Informações como o que é necessário para a fabricação do produto e os materiais que serão usados serão encontradas nesse documento.
Quais as vantagens de fechar o serviço com a Hidros?
- Projeto personalizado de acordo com as vontades do cliente.
- Desempenho aperfeiçoado.
- Custos reduzidos.
- Estudo das melhores possibilidades.
- Comunicação constante entre a equipe Hidros e o cliente.
Agora é a hora!
Com isso, a Hidros mostrou para você como transformará seu sonho, sua inovação em realidade!
Quer mais informações? Entre em contato com a Hidros Consultoria e daremos todo o suporte necessário.