“Quero abrir um negócio mas não sei o que fazer.”
Quantas vezes você já não pensou ou ouviu alguém dizendo isso? A cada dia que passa, só aumenta a quantidade de microempreendedores em nosso país, o que torna o mercado cada vez mais competitivo. Para se destacar é preciso pensar diferente e elaborar minuciosamente o seu planejamento.
Neste exato momento você deve estar se perguntando como fazer isso! Calma, não precisa se desesperar. Observando que muitas pessoas enfrentam esse tipo de dificuldade quando querem abrir seu negócio, fizemos uma lista com 5 dicas para ter sucesso em seu empreendimento.
#1: Definir produtos/serviços
Antes de mais nada é necessário que você tenha em mente quais os produtos ou serviços que irá oferecer aos seus clientes. Dessa forma, é possível que eles saibam exatamente o que você faz, evitando assim que eles venham a comprar com outra pessoa o que poderiam comprar de você.
#2: Definir público alvo
Já tendo estabelecido o que você vai vender, é preciso saber agora para quem você vai vender, ou seja, o seu público alvo: quem serão os consumidores do seu produto / serviço.
Isso é fundamental porque a partir daí, é possível entender qual o perfil do seu cliente e atender melhor às suas necessidades. Como dizia Phil Knight, co-fundador da Nike: “Você precisa dar o que o consumidor quer e precisa encontrar um jeito de descobrir o que ele quer.” Assim sendo, você também começa um processo de fidelização de seus clientes.
#3: Estudar concorrentes
É muito importante que haja um estudo dos concorrentes para saber quais seus pontos fortes e fracos. Com base nessas informações, você pode saber quais são as principais reclamações dos consumidores e as melhores práticas de mercado e, então ser capaz de aprimorar suas deficiências. Dessa forma, é possível melhorar seu preço e sua relação com o cliente. O que nos traz de volta à questão da fidelização da clientela.
Além disso, ao abrir o seu próprio negócio, as suas concorrentes tendem a criar barreiras de entrada – dificuldades encontradas ao começar a atuar em determinado setor. Esses obstáculos estão, em geral, ligados à questões:
- Financeiras
- Economia de escala → Ao fabricar em massa, os custos de produção são reduzidos.
- Altos custos para dar início à determinada atividade.
- Técnicas
- Produtos/serviços que exigem elevado conhecimento tecnológico → Muitas vezes ligados à bens que possuem certa diferenciação.
- Legais
- Caso haja alguma barreira governamental ou legal para atuar nesse setor.
- Influência
- Os concorrentes podem ter exclusividade ou grande poder de negociação com os fornecedores e distribuidores.
#4: Definir local
Caso o seu negócio possua uma loja física, é de vital importância que o local seja estrategicamente escolhido. Para isso, é preciso analisar, principalmente, 3 fatores: o produto/serviço ofertado, o público alvo e os concorrentes.
Ao escolher a localização, é necessário verificar se existe mercado suficiente para o seu tipo de negócio e a força dos seus concorrentes na região. Além disso, é fundamental focar na acessibilidade, ou seja, como o seu cliente vai chegar até você – caso vá de carro, por exemplo, é interessante ter um estacionamento por perto.
Vale destacar que a melhor localidade varia conforme for a área de atuação, ou seja, de acordo com os produtos / serviços prestados.
#5: Definir estratégia competitiva
É fundamental na elaboração do seu negócio que você defina qual a sua estratégia competitiva. “Mas o que seria isso?”
De forma geral, existem duas maneiras de se competir no mercado: por preço ou por diferenciação. A definição do seu público alvo e da sua estratégia competitiva estão intimamente ligados. Portanto, é preciso que os dois estejam bem alinhados para que seu negócio prospere.
Dica bônus: utilize as plataformas digitais
Grande parte das pessoas têm acesso à internet e a utilizam com muita frequência. Desse modo, torna-se cada vez mais necessário que a divulgação do seu produto/serviço seja feita também pelo meio virtual.
Para mais informações sobre o tema, ler o artigo aqui do blog “5 dicas imprescindíveis para se ter um bom site”.
Com todas essas dicas, é notória a importância de se estruturar bem o seu empreendimento: é possível pular na frente dos concorrentes na batalha por clientes e alavancar os seus negócios.