As pessoas costumam dar pouca atenção para a instalação elétrica da sua residência. Mas por que é válido prestar atenção nisso?
Antigamente não era comum terem tantos equipamentos elétricos nas residências. Com o passar do tempo, isso foi mudando. Um exemplo que ilustra bem essa situação é a frequente utilização de extensões e benjamins. Isso pode ser um indício que sua casa está com uma demanda maior para qual foi projetada.
Há outros sinais que merecem atenção: aquecimento dos interruptores e tomadas, aumento na temperatura dos fios dos aparelhos, lâmpadas ou qualquer outro equipamento que param, repentinamente, de funcionar e depois voltam, disjuntores que desarmam eventualmente ou fusíveis que queimam.
Ter instalações inadequadas não apenas aumentam sua conta de luz, como também provocam acidentes como curtos-circuitos, choques ou pior, um incêndio.
Dados da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade) mostram que, no intervalo de um ano, houve um aumento de quase 50% no número de incêndios originados por curto circuito ou sobrecarga. Enquanto em 2014 foram 295 casos registrados, em 2015 foram 441.
Logo, se mostra evidente a importância de uma instalação elétrica bem projetada não apenas para o funcionamento dos aparelhos, mas também para a segurança do local. É importante lembrar que a instalação da sua casa deve seguir as normas de NBR-5410 da ABNT. Então nada de fazer gambiarras, contrate um profissional!
Se você gostou desse artigo ou possui alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo!