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As 5 forças de Porter

Porter criou as 5 forças para análise estratégica, avaliando ameaças de substitutos, entrada de novos competidores, poder de negociação com clientes e fornecedores, e rivalidade entre concorrentes. Essencial para entender o ambiente competitivo e fortalecer a posição da empresa.
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Leonardo Mota

O que você vai encontrar nesse artigo

Quem é Porter e o que são suas 5 forças?

Porter é um professor da Harvard Business , uma das melhores faculdades do mundo. Lá, ele desenvolveu a técnica/ferramenta de análise estratégica para completar as necessidades da análise SWOT.

Ela tem como objetivo analisar o ambiente externo de uma empresa e a influência sobre ele e sua concorrência. Dessa forma,  aumenta as possibilidades da sua empresa crescer.

Para alcançarmos esta visão do mercado e de seus competidores é necessário fazer cinco perguntas.

Vamos observá-las mais a fundo

1- Ameaça de produtos substitutos.

Por mais novo e criativo que seja seu projeto ou produto, ele nunca estará livre de concorrentes. Então, liste os concorrentes que ofertem coisas parecidas com as suas ou iguais, invista nessa análise e se pergunte o que seu produto tem de diferencial para o cliente.

2- Ameaça de entrada de novos concorrentes

Quais são as chances e oportunidades de um concorrente entrar no mercado e oferecer o mesmo que o você? Com a análise desse tópico, a empresa deve analisar o que pode fazer para dificultar essa entrada (barreiras, marcas, contatos e etc.)

3- Poder de negociação com o cliente

Esta parte está muito envolvida com a força que o cliente tem para negociar com sua empresa sobre formas de pagamento ou de desconto que possam ocorrer, aqui podemos encontrar fraquezas e oportunidades.

4- Poder de negociação com os fornecedores

Você precisa conhecer o impacto de seus fornecedores na sua empresa ou serviço vendido. Nunca dependa de apenas um fornecedor, senão, ele pode prejudicar seu negócio. É como ter fornecedores fiéis e exclusivos, porém, sempre possuindo mais de uma possibilidade para evitar eventuais problemas.

5- Rivalidade entre os concorrentes

Tenha em mente, que nem sempre quando a empresa oferecer o mesmo produto ela é sua concorrente. Essa análise deve ser feita cuidadosamente e assim que tiver noção de quem são eles, estude-os com o máximo de detalhes. Procure saber que clientes estão indo até eles e por que isso está ocorrendo. Dessa forma, você poderá ser tornar competitivo em qualquer área.

Qual seria a necessidade de usar a análise?

A ferramenta é uma das poucas que se aplicam em qualquer empresa, independente do tamanho, ela avalia suas forças e fraquezas além das de seus concorrentes. Ela te situa em relação ao mercado que está inserido, além de fazer uma prévia análise do cliente que te busca e da sua independência por parte dos fornecedores. Assim, podemos ver o quão completa ela é em todos os seguimentos.

Para obter sucesso, não se pode contentar apenas com ideias ou serviços únicos, mas também é necessário conhecer o seu entorno e o meio que você está competindo.

Como a Hidros pode te ajudar?

Aqui na Hidros Consultoria, aplicamos técnicas e ferramentas para encontrar cada uma das cinco forças de Porter do seu negócio. E aí, o que está faltando pra você vir falar com nossos consultores? Entre em contato conosco!

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