Você já se perguntou por que muitos empreendimentos acabam indo à falência em poucos anos ou até mesmo meses? Dicas para alavancar o seu negócio são sempre bem-vindas.
Com um mercado cada vez mais competitivo e com mais tecnologias, se torna cada vez mais difícil destacar-se no mercado. Muitas vezes, ideias inovadoras são desperdiçadas tornando seus empreendimentos apenas mais um nas estatísticas de mortalidade empresarial.
Sem um bom planejamento e entendimento do nicho a que se está inserido fica difícil alavancar o seu negócio. As empresas se veem à mercê das mudanças de mercado, não demonstrando estarem preparadas para sobreviver a uma crise e à concorrentes mais preparados.
Como comprovação da importância do planejamento estratégico, podemos citar dados referentes a algumas pesquisas:
• Tiffany & Peterson (1998) comprovam que a receita e o crescimento de empresas que possuem planos estratégicos são, em média, 50% superiores às empresas que não realizam algum tipo de planejamento.
• McKinsey, uma firma global de consultoria de gestão estratégica, demonstrou por meio de uma pesquisa com 796 executivos globais que 79% deles considera o planejamento estratégico como a ferramenta mais crítica para o sucesso das empresas.
• A Bain & Company juntamente com 60 empresas brasileiras indicou que o planejamento estratégico é a primeira ferramenta de gestão mais utilizada pelas empresas que buscam o crescimento.
Ainda não está convencido? Veja o que alguns dos empresários mais influentes do país têm a dizer sobre o assunto:
1 – Miguel Krigsner – O Boticário
É fundador do grupo O Boticário, que começou como uma farmácia de manipulação em Curitiba (PR), em 1977.
“Empreender é correr riscos. O ideal seria sempre termos em mãos todas as informações possíveis, mas isso é um sonho. E, como nunca teremos todas as respostas, é preciso ter coragem de sair do plano. Além disso, é necessário ter muito claro onde se quer chegar com a empresa – o empreendedor que deseja crescer não pode ver o seu negócio apenas como um ganha pão, mas trabalhar sempre com metas.”
2- Alexandre Costa – Cacau Show
Fundador da Cacau Show, com 1160 franquias em todo o País e faturou R$ 1,2 bilhão em 2011.
“O que por experiência própria aconselho a quem quer abrir seu próprio negócio é ter um bom plano de negócios. Antes de qualquer passo que se pretenda dar é importante ter um estudo muito bem detalhado do mercado em que o empreendedor queira atuar, que foi o que eu fiz quando vi um nicho de mercado livre para chocolates finos e acessíveis a todos. Através de uma pesquisa bem embasada, de informações de mercado entre outros é possível ser mais assertivo e correr menos riscos com o investimento. Quanto melhor é a preparação, melhor são os resultados.”
3- Carlos Martins – Wizard escola de idiomas
Fundador da rede de escolas de idiomas Wizard, que abriu as portas em 1977, em Campinas (SP), e atualmente conta com 1200 filiais no País e unidades em diversos países.
“Em primeiro lugar a pessoa precisa conhecer seu próprio talento empreendedor e escolher uma área de atuação comercial com alta demanda de consumo. O autoconhecimento é fundamental para a escolha certa do negócio, para trabalhar com aquilo que o indivíduo gosta de fazer e tem potencial de crescimento. Acredito em sucesso composto por sete etapas: objetivo, estratégia, plano de ação, execução, avaliação, correção de rumo, resultado.”
4 – Celso Magalhães – Georadar
Fundador do Grupo Georadar, especializado em serviços de levantamentos geofísicos, monitoramento e diagnóstico ambiental e geotécnico para a indústria petrolífera e mineral. Detém 60% do mercado nacional e presta serviços para OGX, Petrobras, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e British Petroleum (BP).
“Cada negócio tem suas dificuldades características, suas especificidades. O planejamento oriundo do conhecimento é sem dúvida a maior delas e também a dificuldade mais comum. Planejar sobre base de dados não é uma tarefa fácil e o empreendedor deve estar atento aos detalhes.”
5 – Gustavo Caetano – Samba Tech
Fundador da Samba Tech, é atualmente o CEO (presidente) da empresa, líder em soluções para vídeos online na América Latina. Foi considerado o CEO do ano pela revista Pequenas Empresas Grande Negócios, em 2009. É presidente da Associação Brasileira de Startups.
“No começo é importante lapidar sua ideia e seu protótipo, portanto o quanto antes você se lançar no mercado, melhor. À medida que empreendedores, mentores e