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EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

A educação ambiental envolve processos que ajudam indivíduos e coletividades a desenvolver valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências para conservar o meio ambiente, essencial para a vida e sustentabilidade.
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Gustavo Sodré

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O que é a educação ambiental?

De acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental: “entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”

De certo modo, a educação ambiental nada mais é do que a compreensão do meio ambiente e a tomada de ações educativas para compartilhar e disseminar os ideais da sustentabilidade e da responsabilidade da população com a natureza.

Por quê incentivar a educação ambiental?

Um exemplo de consequência do crescimento populacional é a concentração de lixo a partir do descarte de resíduos sólidos e líquidos. Com isso, tem-se altos impactos negativos análogos as contaminações, seja dos solos, seja da água. Para reduzir essa problemática, faz-se necessário ensinar educação ambiental logo nas primeiras séries escolares.

É necessário que essa prática educativa seja feita de forma integrada, contínua e permanente em todas modalidades de ensino.

Com isso, essa docência torna-se de suma importância pois promove a conscientização para a cidadania, sensibilidade para o convívio com a natureza e compreensão crítica e complexa da realidade socioambiental.

Outrossim, temas como os 4R’s (Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar) são muito utilizados para instigar uma mudança de mentalidade nos alunos.

No que se refere aos professores, o conteúdo dever ser apresentado de maneira transversal e interdisciplinar, portanto deve passar por todas as disciplinas do currículo para que os discentes possam compreender a sua complexidade.

Alguns assuntos que podem ser debatidos em sala de aula:

  • Destinação final adequada de rejeitos;
  • Coleta seletiva;
  • Reflorestamento;
  • Poluição ambiental;
  • Ecossistemas: Importância e preservação;
  • Desmatamento;
  • Recursos naturais;
  • Fontes limpas de energia;
  • Tragédias ambientais.

Sugestões de leituras e/ou filmes:

  • Lixo Extraordinário (Vik Muniz);
  • O Sal da Terra (2014);
  • Home (2009);
  • Pai, o que é sustentabilidade? (Flavio Alterthume Telma Alves Monezi);
  • Chapeuzinho Vermelho e o Lobo-guará (Angelo Machado);
  • A História do Planeta Azul (Andri Snaer Magnason).

Três pilares para o ensino ambiental eficiente:

Estudos mostram que existem três pilares que tornam o ensino ambiental mais eficiente. São eles:

  • A educação ambiental sobre o ambiente: a partir da ministração em sala de aula com foco no aprendizado e aquisição de conhecimento;
  • A educação no meio ambiente: aquela responsável pela vivência e o contato com a natureza;
  • A educação para o ambiente: aquelas responsáveis pelo engajamento social por meio de ações práticas que impactem beneficamente o meio ambiente e previnem problemas ambientais.

Todos esses pilares são importantes, no entanto, é imprescindível que as pessoas tentem, ao máximo, aplicar todos os três no seu dia a dia a fim de criar uma cultura diária de conscientização ambiental. Deste modo, falar sobre educação ambiental, manter contato com o meio ambiente e vivenciar o que está sendo dito fará com que problemáticas ambientais sejam minimizadas.

Pequenas ações para um mundo mais sustentável:

Mesmo não tendo tanta oportunidade para a contribuição em projetos de alto impacto ambiental, pequenas ações no nosso dia a dia podem tornar o mundo um pouco mais sustentável. Tais como:

  • Não desperdiçar água;
  • Reaproveitar;
  • Evitar sacolas plásticas;
  • Evitar utilizar meios de transportes poluentes;
  • Separar o seu lixo;
  • Evitar descartáveis;
  • Economizar energia.

Viu como é fácil ajudar ao meio ambiente?

Não sabe como fazer o descarte correto? Entre em contato conosco.

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